6 de junho - Dia Nacional do Teste do Pezinho

Dia 6 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data criada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) com o objetivo de conscientizar o público e os profissionais de saúde sobre a relevância do Teste do Pezinho.

O Teste de Triagem Neonatal, mais conhecido como o Teste do Pezinho é um exame obrigatório, que deve ser feito em todos os recém-nascidos (RN). É um teste de caráter preventivo, cuja meta principal é detectar distúrbios do metabolismo que podem não causar sintomas nos primeiros dias de vida do bebê.

As doenças que são triadas pelo Teste do Pezinho são suscetíveis de serem tratadas com sucesso. Entretanto algumas delas, quando não são diagnosticadas e tratadas de forma precoce, podem ocasionar deficiência intelectual e, em casos mais graves, levar a óbito. No Brasil, o Teste do Pezinho é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas unidades.

O teste básico abrange a triagem para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Existem também o Teste do Pezinho Ampliado que detectar diversas outras doenças.

O Teste do Pezinho é acima de tudo um ato de cuidado!