Hipotireoidismo Congênito - Junho Lilás

Hipotireoidismo congênito (HC) é um distúrbio metabólico sistêmico caracterizado pela secreção insuficiente dos hormônios tireoidianos, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). A incidência média é de 1:2000 a 1:4000 dos nascidos vivos. Estes hormônios estão relacionados com o funcionamento de vários órgãos e sistemas e têm papel fundamental na maturação do sistema nervoso central.

O período crítico de dependência dos hormônios tireoidianos para formação do sistema nervoso central (SNC) abrange desde a vida fetal até dois anos de idade. As principais consequências da ausência dos hormônios tireoidianos são: retardo mental grave, falência do crescimento e distúrbios neurológicos como ataxia, incoordenação, estrabismo, movimentos coreiformes e perda auditiva neurossensorial.

No recém-nascido, o HC costuma ser assintomático ou cursa com manifestações inespecíficas e de instalação lenta, o que torna o diagnóstico clínico difícil. Programas de Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) foram desenvolvidos para possibilitar o diagnóstico e o tratamento em tempo hábil, a fim de evitar o retardo mental. 

A maioria das crianças com HC, diagnosticadas e tratadas pelos programas de triagem neonatal, atingem desenvolvimento físico e níveis de coeficiente intelectual dentro da faixa da normalidade, mostrando assim, a importância do teste do pezinho. 

Todo dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Recentemente foi sancionada a Lei nº 14.154, que amplia de seis para aproximadamente 50 diagnósticos. A triagem neonatal é responsável por detectar uma série de doenças e condições congênitas que, identificadas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.

O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos de forma gratuita na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A coleta para o exame deve ocorrer, preferencialmente, a partir de 48 horas até o quinto dia de vida do bebê e é realizado em unidades de saúde e maternidades de todo o país. 

Junho Lilás!