Os transtornos do Neurodesenvolvimento têm sua origem no período gestacional ou na infância. Envolvem déficits na interação social e nas habilidades de comunicação que impactam o desempenho social e acadêmico dos portadores. Os prejuízos vão desde limitações causadas por deficiências intelectuais até transtornos de aprendizagem.
Os principais transtornos de Neurodesenvolvimento são: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Transtorno do Espectro Autista e Distúrbios da Aprendizagem.
Os transtornos de Neurodesenvolvimento têm uma alta herdabilidade, ou seja, fatores genéticos favorecem que eles ocorram. No entanto, suas origens podem estar relacionadas a alterações ou fatores de risco ambientais que acontecem nos períodos iniciais do desenvolvimento.
São fatores de risco durante a gestação: exposição ao estresse, a toxinas, a determinados medicamentos, prejuízos no período perinatal, baixo peso ao nascimento e prematuridade.
Os transtornos de Neurodesenvolvimento são mais frequentes em meninos, mas podem ocorrer também em meninas. O início dos sintomas ocorre nos primeiros anos de vida e persistem ao longo de todo o desenvolvimento.
Saiba mais participando do VII Simpósio do Serviço de Genética Médica do Hupes/Ufba, com o tema: “Medicina Personalizada em Época de Pandemia” - 1ª Edição Online, no dia 26 de setembro de 2020, das 9h às 17h, onde teremos a Dra. Antônia Paula da UNICAMP- São Paulo, falando sobre o tema.
Fique ligado no link das inscrições gratuitas em breve.
Mais informações sobre o simpósio no link: https://bit.ly/2ZEdxDt